terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tecnologia:Ônibus de viagem oferecem 3G grátis

Dois ônibus da frota da Expresso Eloi Linhas Rodoviárias foram equipados com banda larga 3G da Vivo. A companhia está testando a oferta gratuita de conexão sem fio aos passageiros no percurso de Ponta Grossa(PR) a São Paulo (SP), via Registro. “É uma linha que atende muitos executivos”, justifica Rodrigo Santos Morais, gerente de TI da Expresso Eloi.
-
O percurso de 900 km dura aproximadamente 14 horas. Os dois ônibus já equipados com a tecnologia fazem 60 viagens ao mês. De acordo com Morais,o plano é ampliar a oferta para toda a frota de 38 ônibus com linha regular (a frota completa tem 100 unidades, mas algumas são reservadas a empresas de turismo), caso as primeiras experiências sejam bem-sucedidas. “Até o momento, a aceitação tem sido grande”, ele comenta. Para prestar o serviço, a Expresso Eloi contratou o um pacote de dados Vivo Zap.
-
Segundo o gerente, a velocidade fica próxima de 1 Mbps nas regiões com cobertura 3G e cai pela metade nas áreas onde a cobertura é Edge. O sinal é distribuído aos passageiros com equipamentos Wi-Fi. Caso o projeto de expansão para toda a frota seja concretizado, Moais estima um gasto de R$ 20 mil para equipar todos os ônibus com a tecnologia.
-
A Expresso Eloi opera desde 1994 e atende os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: