quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Diesel menos poluentes será obrigatório em 2009

A partir de janeiro de 2009 os veículos pesados como ônibus e caminhões das cidade do Rio de Janeiro e São Paulo deverão usar o diesel S50, que tem 50 partículas por milhão de enxofre. Atualmente, no Brasil, o diesel usado nas regiões metropolitanas é o S500, enquanto no interior é possível circular com o S2000. Os dois são altamente poluentes.
-
A decisão foi anunciada na quinta-feira pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que antecipou para 2012 a utilização do S10, já usado na Europa e que estava estimado para ser usado obrigatoriamente no Brasil só em 2016.
-
A adoção do diesel S50 já estava prevista na Resolução 315/02 do Conama, mas a Petrobras e as montadoras haviam afirmado que não poderiam cumprir o prazo. Alegaram que não seria possível ter o combustível e os motores adaptados na data prevista.
-
No final de agosto, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, sinalizou que aumentaria os prazos para as empresas e chegou a propor uma compensação tributária para as que cumprissem a regra.
Mas, pressionado pelas entidades de proteção ambiental, recuou e voltou a brigar pela adoção do S50 já em 2009.

Nenhum comentário: