sexta-feira, 1 de maio de 2009

Guerra de números,Databus foi criado para concorrer ibge f

A idéia de criar o Databus nasceu de uma antiga desconfiança da Folha Bus com relação aos números de audiencia do site.O grupo Eloi de comunicação resolveu desembolsar 4 milhões de reais para financiar um instituto independente.O site do databus já esta no ar( http://databus1.blogspot.com/ ) a partir das 18 horas de 1 de maio vai marca a audiencia dos dois principais jornal do orkubus.

O imbróglio Databus provocou nervosismo generalizado. A idéia de que o número ligados diariamente no jogo pode ser menor do que se pensa tem potencial para mexer profundamente com o mercado de publicidade. É claro que saber que o jornal X é mais popular do que o jornal Y tem sua graça para o leitor.

Mas esse é um papel secundário das cifras de audiência. Sua principal utilidade é orientar quem anuncia produtos e serviços e permitir que os veículos de comunicação estabeleçam suas tabelas de preços de comercial de acordo com a extensão de seu público.

Quanto mais gente um jornal atinge, mais caro ele pode cobrar pelos anuncio. Se o total de pessoas que lee o jornal diminui, os preços da publicidade tendem a cair para todos.

Fernando Novaes defende a exatidão dos números produzidos pelo Datanexus em sua breve existência.IbgeFIC, afirma que não dá para comparar os dados dos dois institutos, porque as metodologias empregadas por ambos são completamente diferentes.

As dúvidas levantadas pelo fugaz Databus serão insolúveis enquanto existir apenas um medidor de audiência.

Nenhum comentário: