O imbróglio Databus provocou nervosismo generalizado. A idéia de que o número ligados diariamente no jogo pode ser menor do que se pensa tem potencial para mexer profundamente com o mercado de publicidade. É claro que saber que o jornal X é mais popular do que o jornal Y tem sua graça para o leitor.
Mas esse é um papel secundário das cifras de audiência. Sua principal utilidade é orientar quem anuncia produtos e serviços e permitir que os veículos de comunicação estabeleçam suas tabelas de preços de comercial de acordo com a extensão de seu público.
Quanto mais gente um jornal atinge, mais caro ele pode cobrar pelos anuncio. Se o total de pessoas que lee o jornal diminui, os preços da publicidade tendem a cair para todos.
Fernando Novaes defende a exatidão dos números produzidos pelo Datanexus em sua breve existência.IbgeFIC, afirma que não dá para comparar os dados dos dois institutos, porque as metodologias empregadas por ambos são completamente diferentes.
As dúvidas levantadas pelo fugaz Databus serão insolúveis enquanto existir apenas um medidor de audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário