quinta-feira, 30 de abril de 2009

Uso do Diesel S-50 reduz a poluição dos ônibus urbanos do Rio





A Petrobras anuncia os primeiros resultados ambientais do uso do diesel S-50, com menor teor de enxofre, na frota cativa de ônibus urbanos do município do Rio de Janeiro. O combustível é fornecido pela empresa há um mês.

Segundo testes, houve redução de 15% nos níveis de emissão de fumaça dos ônibus, em relação a 2008, quando ainda era utilizado o diesel S-500, com maior teor de enxofre. Os testes foram realizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor), através de monitoramento em 47 empresas do município, num total de 8.500 ônibus.

No dia 1º de janeiro deste ano, a Petrobras deu início ao fornecimento do diesel S-50 para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme definido em acordo com o Ministério Público Federal no dia 30 de outubro de 2008.

De acordo com o cronograma acertado junto ao Ministério Público, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente, a partir de maio deste ano o diesel S-50 estará disponível também para toda a frota de veículos metropolitanos em Fortaleza, Recife e Belém. Em agosto, será a vez de Curitiba ter o combustível disponibilizado para suas frotas de ônibus.

Em janeiro de 2010, o combustível será disponibilizado para as frotas cativas de ônibus urbanos de Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, e da região metropolitana de São Paulo. Em janeiro de 2011, o combustível será fornecido também às frotas cativas de ônibus urbanos das outras três regiões metropolitanas do estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O diesel S-50 tem 50 partes por milhão (ppm) de enxofre, o que corresponde a uma concentração de 0,005% desse componente no diesel. O diesel anterior tinha 500 partes por milhão de enxofre, correspondendo a uma concentração de 0,05% desse componente no diesel. O diesel S-50 está sendo vendido ao mesmo preço do combustível anterior.

fonte:cidadebiz

Nenhum comentário: