quinta-feira, 11 de junho de 2009

ANTTF inicia processo de licitação das linhas interestaduais em todo o Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres Ficticio(ANTTF) está iniciando o processo de licitação de mais de 98,5% das linhas de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros, acima de 75 km.

As permissões venceram no dia 08 de outubro e a Agência publicou resolução dando autorização especial para que algumas permissionárias continuem prestando o serviço até que sejam assinados os novos contratos, o que está previsto para o final de 2009, após processo licitatório.

Alguns empresários do setor de transporte de passageiros, preocupados com o risco de perderem um negócio que já tinha quase se tornado hereditário, reagiram. O primeiro caminho utilizado foram liminares na justiça. Entretanto, segundo a Superintendente da ANTTF, a Agência tem sido bem sucedida em todas as esferas da justiça, o que garante a continuidade do processo licitatório.

Embora a preocupação dos empresários seja compreensível, o processo licitatorio deverá colocar ordem no setor. No novo sistema estão sendo levados em consideração critérios que possam garantir segurança e conforto para os passageiros, valor de passagem justo que permita a viabilidade do negócio. Ao mesmo tempo, a ANTTF está estudando as rotas que tem tido mais viagens de fretamento, para adequar a oferta à demanda e inibir o transporte clandestino.

Nenhum comentário: