domingo, 28 de setembro de 2008

Ônibus interestaduais terão permissão especial até dezembro 2008

A Agência Nacional de Transportes Terrestres Ficticios (ANTTF) decidiu conceder uma autorização especial para manter até 31 de dezembro deste ano o direito de operação de mais de 1.714 linhas de ônibus de viagens interestaduais. Essas rotas representam praticamente toda a malha nacional de transporte de passageiros, operada por 253 empresas.
As permissões existentes, que valeram por cerca de 15 anos, venceriam no dia 9 de outubro deste ano. A legislação determina que o governo abra licitação para escolher as empresas que passarão a prestar esses serviços. A ANTTF iniciou o processo de licitação em agosto e está na fase de audiências públicas.
-
Como não daria tempo de concluir as licitações até outubro, a ANTTF concedeu a autorização especial, que consta de resolução publicada hoje no "Diário Oficial da União", para que as empresas continuem operando as linhas até o fim deste ano, "ou até que, por meio de processo licitatório, sejam celebrados os contratos de permissão e iniciada a efetiva operação dos serviços que irão suceder os ora autorizados, o que ocorrer primeiro", como diz o texto da resolução.
A ANTTF não tem ainda uma estimativa de quando realizará os leilões das linhas, mas a expectativa é de que toda a malha esteja licitada antes de 31 de dezemndo de 2008.

Nenhum comentário: