sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Projeto pretende mudar transporte rodoviário no país

Uma série de transformações estão prestes a acontecer no transporte de passageiros no Brasil. O Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário de Passageiros ( ProPass Brasil) da Agência Nacional de Transportes Terrestres Fictico(ANTTF) promete muita discussão e alterações fundamentais em 98,5% nos ônibus que rodam pelas estradas brasileiras, além de mudar o modelo das viagens feitas por 65 milhões de passageiros. O objetivo é abrir, de uma só vez, licitação para todas as empresas que operam viagens interestaduais.
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A meta da ANTTF é melhorar o atendimento e controlar com mais eficácia as viagens. Com a licitação, o resultado esperado pela agência será um mercado com mais concorrência, tecnologia dentro dos veículos e redução tarifária das passagens.
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No proximo domingo(8/02) sera feita uma reunião da agência com empresários, trabalhadores e sindicatos.
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A ideia é que todos os segmentos participem na consolidação do edital da licitação.
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A superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTTF, Sonia Dias, explica que a meta é estabelecer um instrumento de gestão que possibilite o aumento na qualidade do serviço prestado à população. A previsão é de que o novo sistema esteja em operação no ano que vem.
"A necessidade da licitação surgiu com o vencimento dos contratos de permissão, estabelecido em 1993, que permitiam que as empresas fizessem o transporte de passageiros no país. O prazo expirou em outubro de 2008 e, desde então, as linhas estão rodando com uma autorização especial da agência. Por isso, a Constituição Federal determina que haja a licitação para novas contratações", explica.
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Apenas as linhas interestaduais com viagens acima de 75 quilômetros entrarão no processo. "Vamos aumentar a concorrência entre as empresas e exigir indicadores de qualidade técnica e um novo modelo de regulação.
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É a primeira vez que isso ocorre no sistema de transporte interestadual. Hoje, não conseguimos avaliar a situação real da frota brasileira, controlada por empresas privadas, cujos contratos são muito antigos. Queremos ordenar esse sistema tendo como alvo a população que precisa do serviço", afirma Sonia.-

FOLHA BUS EXPLICA

Muitos leitores entraram em contato com nossa redação esta semana e querem sabe na pratica o que vai mundar com a aprovação do ProPass Brasil.

1-Só as linhas interestadual e internacional vão ser licitadas,todas as empresa cadastrada ou não junto a ANTTF poderam participar do prosseço.
2-Sera criada regras mais dura para a criação de agência reguladora nos estados.
3-três em três,este é o nome da emeda que mais causa indiguinação nos empresarios,pois na pratica cada empresario não poderia ter mais de 3 empresa no transporte rodoviario federal,estadual e municipal,só estaria livre as empresa de fretamento.
4-Depois da licitação nenhuma empresa sera cadastrada.
5-Cada empresa vai ter um caixa.

Essa são algum todos do projeto ProPass Brasil,é claro que é muito cedo para avaliamos se isso vai dar certo.Mas a ANTTF esta chamando todos a participar e fazer junto as regras para o jogo.

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